A Casa Azul, um projeto do gabinete CORE Architects


A Casa Azul, um projeto do gabinete CORE Architects,é uma casa ecológica que proporciona um modo de vida saudável, sustentável e que reflete o modo individual de viver dos proprietários. O projeto de uma habitação auto-sustentável foi desenhado de acordo com os princípios do feng shui e da passive house, tendo em conta o baixo consumo energético e os mais altos padrões de conforto.

Na realização do projeto, foram traçados diferentes objetivos intrinsecamente ligados entre si: a criação de uma casa com estratégias de climatização passiva, um baixo índice de energia incorporada, elevada eficiência energética, uma pegada ambiental mínima e composta por materiais naturais não tóxicos.

Além destes princípios ecológicos, a Core Architects preocupou-se em criar uma casa com uma funcionalidade aberta e flexível que proporcionasse atmosferas confortáveis, dinâmicas e diferenciadas.

O projeto de linhas contemporâneas funde-se na paisagem ao longo de uma sucessão de espaços que têm uma relação diversificada com o ambiente exterior: por um lado, procurou-se oferecer uma ampla vista sobre o panorama distante do mar e dos jardins e campos envolventes a sul, por outro, acolher as pessoas numa relação mais intimista a norte.

A escolha dos materiais foi determinante, nomeadamente a atenção pelas características naturais da região e o uso de materiais e sistemas com baixo índice de energia incorporada. O projeto, reflete a paixão pelos materiais naturais, como a madeira, vidro, argila e pedra natural. Os acabamentos demonstram esta atitude visível nas paredes interiores em argila, na madeira que reveste o teto e a estrutura, a cobertura ajardinada, a pedra e os revestimentos cerâmicos. Para além disso diversos materiais foram repetidos em zonas de estar diferentes criando simbiose, calma e suavidade natural entre os mesmos.


A seleção do mobiliário exterior e em particular da linha “Les Arcs” da marca Unopiù, enquadrou-se perfeitamente no conceito desenvolvido e na criteriosa seleção dos materiais. A decoração e o mobiliário seguem a tendência do desenho do projeto, realçam a qualidade e o conforto. O objetivo é atingir a excelência e simplicidade na arquitetura.

A sustentabilidade da Casa Azul resulta da integração holística dos materiais utilizados com estratégias passivas de orientação e disposição do espaço. Em complemento, utilizaram-se equipamentos de apoio, como painéis solares CV, bombas de calor, depósito de aproveitamento de águas pluviais e uma estação de tratamento de águas residuais para posterior irrigação. A água potável é obtida por intermédio de um furo localizado no terreno, tratada através de radiação ultravioletas e mineralização. Para as águas da piscina o tratamento é feito com peróxido de hidrogénio (H2O2) e radiação ultravioleta, sendo as bombas utilizadas de baixo consumo. Todos os equipamentos elétricos e de iluminação são da categoria A+++. Foi ainda instalado um sistema de domótica que possibilita o controlo da iluminação, climatização, equipamentos domésticos, lazer e controlo de acessos e alarmes.

O atelier CORE Architects é o único gabinete de Arquitectura em Portugal especializado em ecologia, casas passivas e Feng Shui.


Atelier: CORE Architects, Lda

Decoração Interiores: Core Architects, Lda

Projeto : Casa Azul, Algarve - Portugal

Fotografias : 1;2;3;5 de ALEXANDER BOGORODSKIY

Architectural Photographer

Featured Posts
Recent Posts
Archive
arquitetura e Design