top of page

Hotel Seehof, Itália

O Hotel Seehof está localizado em num planalto perto da aldeia de Natz-Schabs / Naz-Sciaves perto de Brixen / Bressanone (Itália) junto a um pequeno lago natural "Flötscher Weiher".

Em 2017, este hotel familiar sofreu grandes alterações e extensões, com um restyling completo. 16 novas suites, uma nova área para jogar bilhar e uma área de bem-estar junto ao lago. O novo conceito teve como objetivo relacionar o edificado com a natureza .

O Hotel foi projetado pela dupla de arquitetos Lukas Rungger e Stefan Rier e localiza-se no meio das montanhas alpinas. O edifício principal é uma reminiscência a uma residência majestosa do campo; espaços abertos, superfícies de vidro amplas abrem-se visualmente para o exterior e assim, intensificam a conexão do espaço interior com a natureza circundante.

O novo edifício de cor terra, combina estruturas em madeira com as superfícies pintadas e ásperas dos edifícios. A intenção dos autores foi relacionar a madeira e a sua superfície natural com o meio ambiente, para a incorporação de materiais regionais nas construções. A relação do edificado com o lago, característica importante do hotel, é acentuada e deliberada, pois foi essa uma das premissas do projeto.

A nova área de spa com piscina e área de sauna conectam-se com a paisagem circundante e as pergolas, marcam os grandes vãos de janelas panorâmicas em direção ao lago. A ideia dos autores foi relacionar o interior com os terrenos circundantes, bem como com as áreas abertas, para transmitir a sensação aos visitantes de estar num grande parque natural. O design das áreas ao ar livre também desempenha um papel importante. Procurou-se dar unidade de um modo natural, com diferentes espaços que podem ser percorridos através de caminhos diferentes. As habitações estão colocadas em torno da margem do lago.

Os interiores procuram relacionar a história do lugar e incorporar novos objetos de design. Em 1958, Jakob Auer, avô do proprietário da terra, fundou o chamado consórcio de melhoria do solo no planalto de macieiras Natz-Schabs / Naz-Sciaves, para que o cultivo tradicional de macieiras se intensificasse. Os tubos de água utilizados na época tornaram-se uma inspiração para o design de interiores. Os tubos de cobre, que podem ser vistos em toda a casa, são conscientemente acentuados como um elemento de design: nos quartos e nas diferentes salas surgem candeeiros em cobre que se relacionam com as mesas de apoio, acessórios de banho e equipamentos de guarda-roupas e enfatizam o passado. Na área de recepção e de spa, a iluminação forma uma vista extraordinária na parede e no teto. Houve uma especial atenção para a incorporação de materiais naturais do meio envolvente, como a madeira, o linho, a pedra, móveis trançados e acessórios em combinação com cores claras e suaves.

Grande parte da iluminação escolhida pelos autores é da marca Il Fanale. A história desta marca de iluminação remonta a 1979, quando Fausto Dalla Torre e sua mulher Luisa Martin decidiram embarcar numa aventura extraordinária, de paixão e trabalho árduo na produção de candeeiros únicos e originais de alta qualidade em materiais nobres como o ferro, cobre e latão.

A Il Fanale é hoje uma marca de fabrico artesanal bem-sucedida no fabrico de iluminação em Itália e conhecida em todo o mundo. Atualmente está novamente na moda e é procurada tanto para renovações como edificação novas.

Os candeeiros Tabià em Bronze envelhecido e vidro presentes nos espaços comuns do Hotel são a expressão de um estilo clássico rejuvenescido. Os materiais e a conceção do candeeiro de formas simples representa a verdadeira tradição italiana.

Para as áreas de estar, restaurante e áreas comuns, a sintonia entre o antigo e o moderno é reforçada pela iluminação Il Fanale e em particular com os candeeiros Tabià..

Na receção destacam-se os apliques de tecto Girassole também da Il Fanale, pelo design minimalista, pelas formas geométricas puras em cilindros de Bronze.

No espaço de Spa, os apliques de parede modelo Astro da Il Fanale estabelecem uma relação entre ambientes. O aplique em bronze natural, pelas suas formas simples reforça a identidade deste espaço.

Para mais informações sobre a Il Fanale consultar o catálogo da marca através do link http://cataloghi.arredamento.it/Il-Fanale/#46

Featured Posts
Recent Posts
Archive
arquitetura e Design
bottom of page