top of page

Patricia Urquiola, a diva do design

Patricia Urquiola nasceu em Oviedo (Espanha) em 1961. Vive e trabalha em Milão.

Graduou-se em 1989 na Faculdade de Arquitetura de Madrid tendo sido aluna de Achille Castiglioni no Politécnico de Milão.De 1990 a 1996, foi responsável pelo gabinete de desenvolvimento de produtos da DePadova, tendo trabalhado com Vico Magistretti.

Em 1996, tornou-se chefe do ateliê de design da Lissoni Associati e 2001, abre seu próprio estúdio trabalhando em design de produto, arquitetura e espaço. Entre outros, destacam-se os seguintes projetos de arquitetura: o museu de Jewel in Vicenza, o Hotel Mandarin Oriental em Barcelona, o Hotel Das Stue em Berlim e o Spa of Four Seasons Hotel em Milão; Instalações para Gianvito Rossi, BMW, Missoni, Moroso, Molteni, Officine Panerai, H & M, Santoni e o conceito geral de Pitti Immagine Firenze.

Poltrona Bergère, DePadova

Patricia Urquiola colabora com as mais importantes empresas italianas e internacionais. Já ganhou vários prêmios internacionais, entre outros, a Medalha de Oro de Belas Artes concedida pelo Governo espanhol; Ordem de Isabella Católica, concedida por Sua Majestade o Rei da Espanha Juan Carlos I; "Designer da década" para duas revistas alemãs, Home e Häuser, "Designer of the Year" para Wallpaper, Ad Spain, Elle Decor International e Architektur und Wohnen Magazine. Alguns de seus produtos estão expostos em vários museus e coleções, como o MoMA de Nova York, Les arts decoratifs em Paris, o Museu do Design de Zurique, Vitra Design Museum em Basel, Victorian & Albert Museum em Londres, Stedelijk em Amsterdã e Triennale Museum em Milão. Em setembro de 2015 Patricia Urquiola foi nomeada Diretora de Arte de Cassina. Em 2014, projetou a nova cozinha Salinas para a Boffi e recebeu o Wallpaper * Design Awards e EDIDA como Melhor Cozinha em 2015.

Cadeira Lavenham Executive, DePadova

Featured Posts
Recent Posts
Archive
arquitetura e Design
bottom of page