top of page

Salão do Móvel de Milão 2016 - Novidades

O Salão do Móvel de Milão bateu todos os recordes este ano, com um crescimento de cerca de 4% de visitantes (cerca de 372.151) relativamente ao ano passado.

O Salão do Móvel de Milão vai já 55 edição e é sem dúvida, o mais importante palco do design no setor do mobiliário e complementos de decoração. Este ano contou com a 19 ª edição do SaloneSatellite dedicado ao tema Nuovi materiali ( Novo design) e que teve uma grande afluência do publico que quis ver ideias inovadoras e criativas de 650 jovens designers com menos de 35 anos oriundos de diferentes países.

De salientar ainda que o salão satélite continua a ser uma área de referencia por dar oportunidade a jovens designers de apresentarem as suas criações e mostrarem ao grande público o seu trabalho.

Os prémios Salão Satélite contaram com a presença do 1º ministro Italiano e foram atribuídos aos designers Philipp Beisheim da Alemanha, aos irmãos Bouillon do Japão e Nito da Alemanha.

O júri premiou com o 1º lugar o projeto “mesa de apoio insuflável" do designer Philipp Beisheim por respeitar as regras da funcionalidade. A mesa pode ser facilmente armazenada e transportada quando está fazia sem ar. A proposta da mesa de encher é uma resposta ás atuais necessidades de uma sociedade de consumo. A mesa utiliza um tecido à base de silício altamente resistente.

O 2º premio foi para os designers Japoneses Bouillon com o projeto “ Warm Stool “. Trata-se de uma ideia extremamente original. A dupla utilizou um material tradicional, a terracota. O banco apresenta um design essencial e relaciona as funções primitivas com os materiais tradicionais, que afinal sempre existiram nas nossas casas.

O terceiro prémio foi para o gabinete de design Nito da Alemanha com o projeto “Bobina Chair”. A proposta combina um material tradicional, o fio de algodão com um material contemporâneo, a bioresina obtendo assim um resultado original mas ao mesmo tempo agradável.

O Salão Satélite acontece num pavilhão independente da feira e tem sido ao longo dos anos uma excelente oportunidade para jovens designers mostrarem as suas criações. Esta aposta do Salão do Móvel de Milão nos mais jovens tem-se revelado fundamental para a continuidade da feira do móvel. Mesmo com a concorrência de exposições na cidade de Milão de design alternativo, os mais jovens continuam a visitar o Salão do Móvel de Milão, em grande parte por esta iniciativa.

Participação de Matteo Renzi, primeiro ministro Italiano no júri que selecionou os melhores projetos do Salão Satélite.

No que respeita à presença portuguesa na feira de Milão, o redesign da cadeira portuguesa, despertou bastante interesse no stand da marca Italiana Colico, que apresentou a cadeira de uma forma criativa. O stand Colico recebeu a comitiva da Expo Dubai 2020 que escolheu a cadeira portuguesa para fazer parte de uma seleção final em que será escolhida a cadeira oficial da exposição mundial que terá lugar no Dubai em 2020.

As exposições paralelas são sempre um acontecimento importante durante a feira do móvel de Milão. Intitulado “Fuori Fiera” são acontecimentos que têm lugar em áreas específicas da cidade de Milão. Desde a zona mais moderna da cidade Porta Nuova, passando pela denominada Brera Design District até à zona Tortona, são muitos os eventos a assinalar.

Entre outros destacam-se a Made Expo, uma exposição que decorreu em cinco dias, num espaço dedicado a acabamentos arquitetónicos em que participaram 56 empresas com destaque para a Fantoni, que expôs o novo sistema de painéis acústicos curvos.

A novidade deste ano no "Fuori Fiera" foi a XXI triennale international exhibition que apresentou uma exposição com a curadoria de Beppe Finessi no Palazzo dell’Arte de Milão com conceitos de viver, de 11 arquitetos de interiores. Exposições com conceitos de arquitetura de interiores com uma visão futura de nomes conhecidos como Alessandro Mendini, Andrea Anastasio, Carlo Ratti, Duilio Forte, Elisabetta Terragni, Fabio Novembre, Francesco Librizzi, Lazzarini e Pickering, Manolo de Giorgi, Marta Laudani e Marco Romanelli e Umberto Riva.

living concept por Alessandro Mendini

living concept por Fabio Novembre

living concept por Fabio Novembre

Reportagem com os autores no âmbito do tema "ROOMS. novel living concepts"

Featured Posts
Recent Posts
Archive
arquitetura e Design
bottom of page