top of page

Quais os novos cenários do design contemporâneo? Os espaços “Lounge” evoluíram e apresentam hoje nov


Nos novos cenários do mundo contemporâneo, as áreas de lazer tornaram-se locais que frequentemente são de partilha de informação, são espaços transversais e flexíveis.

A Lapalma apresenta soluções que abrangem não apenas as áreas de espera tradicionais nos aeroportos e hotéis, mas para todos os espaços onde as pessoas se reúnem e partilham informação. Estes normalmente são mais abertos e amigáveis, onde as funções podem ser compartilhadas.

São lugares denominados de espaços “Lounge” onde normalmente se "espera" lê-se um jornal, telefona-se, trabalha-se, usa-se a “tablet” ou PC. Mas são também lugares onde podemos conhecer pessoas, fazer novos negócios ou tão-somente partilhar informação. São espaços em que podemos comer, ouvir música, relaxar, em poucas palavras, viver um “mix” funcional, onde não há obstáculos visuais e em que os espaços são reconfigurados para atender a novas formas de trabalhar e estar.

Os espaços “Lounge” evoluíram e apresentam hoje novas soluções funcionais, novos conceitos onde já não existem fronteiras entre o lazer e o trabalho.

Atenta a este novo paradigma, a marca Italiana La Palma criou com a colaboração do designer Francesco Rota uma nova “paisagem interior”, precisa e diferente, com mobiliário extremamente macio e confortável, dinâmico e colorido. Tão flexível como os espaços em que vivemos.

Francesco Rota antecipou-se e criou produtos inovadores como o sistema ADD, constituído por assentos modulares que permitem várias configurações, pufes dinâmicos, mesas que se articulam com o restante mobiliário e que permitem trabalhar com os novos dispositivos, composições de organização transversal, por vezes fechados, por vezes abertos, individuais ou coletivas.

Este é o espaço “Lounge” contemporâneo criado pela Lapalma: um espaço acolhedor para se viver, trabalhar, conviver, partilhar ideias e trocar informações.

Desde sempre a Lapalma, tem-se mostrado comprometida com o meio ambiente, tanto pela forma como gere a sua fábrica, através da utilização de materiais recicláveis, como nos certificados da FSC que garantem a utilização de madeiras provenientes de fontes sustentáveis, e que empregam 100% de matérias-primas recicláveis.

Como resultado a La Palma viu-se certificada pela entidade alemã Tüv que certificou o sistema de produção para EN ISO 9001, e ainda o padrão de eficiência e qualidade EN ISO 14001 para compatibilidade ambiental.

O sucesso da Lapalma foi conseguido passo a passo ao longo dos anos. Não há histórias de sucesso sem trabalho árduo e paixão por aquilo que se faz. Durante trinta anos, a empresa tem mostrado talento, tenacidade, know-how e sobretudo entusiasmo. A coleção Lapalma associa o metal à madeira, a pele e o tecido para criar peças de mobiliário intemporal com linhas fluidas e simples.

A história da empresa teve início em 1980, quando os fundadores, os irmãos Marcato, decidiram entrar no negócio por conta própria. A ideia inicial desenvolveu-se rapidamente e a Lapalma estabeleceu-se, desde o início, como uma referência pela preferência por materiais naturais e recicláveis. Após avultados investimentos em máquinas e usufruindo dos novos materiais, criou uma vasta gama de produtos para o mercado “contract”, que rapidamente mostraram as caraterísticas únicas da marca, atraindo compradores que introduziram os modelos em importantes projetos um pouco por todo o mundo, como hotéis, lojas, museus e aeroportos.

A combinação de um design de qualidade e de forte apelo estético, proporcionou móveis com personalidade fruto da colaboração com designers de renome internacional.

O sucesso da marca fez-se também pelos prémios internacionais que recebeu, entre outros: o prémio Good Design, o FX Internacional Interior Design Award e o prémio Design Plus. A abordagem ao design na empresa evidencia-se na nova sede em Cadoneghe, perto de Pádua, de interiores atuais e funcionais, realizada com uma arquitetura de linhas modernas e sóbrias.

Mais informações sobre a marca em www.lapalma.it

Featured Posts
Recent Posts
Archive
arquitetura e Design
bottom of page