top of page

Workshop com Matteo Ragni Showroom QuartoSala Apresentação da nova Workstation Hub


No dia 9 de Maio, foi apresentado um novo conceito para trabalhar, idealizado pelo Designer Matteo Ragni e produzido pela marca italiana Fantoni. Trata-se de um sistema que proporcionará uma atividade de trabalho mais rápida, flexível e eficiente.

O evento de lançamento contou com a realização de um workshop sobre o tema “Arquitetura e Design de Interface”, em que participaram alunos do curso de mestrado do IADE e os convidados da vernissage. Os participantes foram incentivados a experimentar este novo conceito de trabalho que contou com a presença do criador, o designer Matteo Ragni.

O tema do Workshop “Arquitetura e Design de Interface”, alerta-nos para a nova realidade do trabalho, cada vez mais associado às novas tecnologias. Hub poderá ser a solução do futuro por ser um sistema de escritório criado para um mundo contemporâneo. Foi projetado para ser personalizado no dia-a-dia, de acordo com a necessidade que hoje temos de personalizar os espaços que ocupamos durante muitas horas por dia.

Os escritórios de hoje já não são pequenos cubículos, com áreas de trabalho definidas para cada trabalhador. Hoje já não se trabalha individualmente e sob o olhar atento do chefe severo e controlador.

As fronteiras entre os diferentes trabalhos que desempenhamos são cada vez menores, como são todas as nossas hierarquias e funções. Hub promove a comunicação informal, a possibilidade de mudar de lugar e reorganizar os espaços, para conhecer e discutir com pessoas de diferentes maneiras de acordo com a ocasião.

Em certo sentido, é como se o local de trabalho se tornasse um espaço sem limites, sem fronteiras, que estimula as nossas capacidades. Hub é o escritório para este mundo novo, em que as pessoas desempenham um papel fundamental, um local de brainstorming.

Hub dá-nos total liberdade para personalizar o nosso espaço de trabalho. É um sistema modular, cuja estrutura geométrica foi desenvolvida de modo a que possa ser utilizado para formar ilhas de trabalho autónomas.

Pode ser usado em casa, no escritório, na rua, num hotel ou no hangar de um grande aeroporto. Está pensado para locais de trabalho com um nível de identidade muito reduzido, mas, que no entanto, podem ter grandes níveis de produtividade.

Hub é um novo conceito pensado para partilhar ideias, um espaço de reflexão, de trabalho individual e onde também podemos comer quando necessário. Uma espécie de caixa sem paredes, totalmente personalizável, inspirada no trabalho de Bruno Munari e no seu projeto de um espaço para os adolescentes poderem simultaneamente, estudar, repousar, brincar e até se relacionarem uns com os outros.

Matteo Ragni conduziu o workshop, explicou o conceito deste revolucionário sistema e todas as suas opções que foram pensadas tendo em vista o trabalho em ‘cowork’.

No âmbito do tema do workshop, Matteo Ragni desafiou os participantes no workshop a redesenhar o sistema Hub e a apresentar novas funcionalidades.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
arquitetura e Design
bottom of page