top of page

Evento de apresentação do Copo de Cerveja Ritzenhoff de Fernando Moreira da Silva.

No passado dia 14 de abril, foi o lançamento do copo vencedor da competição Ritzenhoff, pelo criador do mesmo, o professor Fernando Moreira da Silva. A apresentação decorreu na Casa Santa Maria, em Cascais e contou com a presença de Helena e Nuno Ladeiro e com um momento musical.

O autor criou um conceito de identidade através de uma ilustração aplicada a um copo de Cerveja Ritzenhoff, que remete para a autenticidade e unicidade, conferindo-lhe uma especificidade identitária, alusiva ao conceito de Portugalidade. A ilustração remete-nos para o tema da azulejaria figurativa tão caraterística na obra de Raul Lino e que serviu de inspiração para o autor.

No âmbito das Exposições de Homenagem à Cadeira Portuguesa, que decorreram na Casa de Santa Maria em Cascais e na Casa Museu Guerra Junqueiro no Porto em 2015 e 2016 respetivamente, a Ritzenhoff, internacionalmente conhecida por colaborar com designers de todo o mundo na criação de mais de 50 coleções de copos de cerveja, champanhe, leite entre outros modelos, decidiu desafiar autores portugueses a associar a cadeira portuguesa aos copos de cerveja Ritzenhoff.

Sessão de lançamento do Copo de Cerveja no Salão Nobre da Casa de Santa Maria

Trinta e quatro autores participaram com a criação de ilustrações inéditas de acordo com um briefing lançado pela marca. Os copos foram expostos com as cadeiras e a maioria dos autores inspirou-se no tema subjacente à cadeira portuguesa.

Copo de Cerveja da autoria de Fernando Moreira da Silva

A Ritzenhoff premiou a melhor ilustração de Lisboa da autoria do professor Fernando Moreira da Silva e do Porto da autoria do designer Victor Ferreira. O prémio foi um copo de cerveja troféu ilustrado pela Designer Helena Ladeiro e uma viagem para visitar a fábrica Ritzenhoff.

Sessão de autógrafos na Sala das Caravelas

A associação do copo de cerveja à cadeira Portuguesa faz todo o sentido. Normalmente associamos a cadeira de esplanada ao ato de beber um café ou uma cerveja quando está bom tempo. Tal como o vinho, a cerveja é uma bebida que nasce na terra. Pode ser loira, ruiva ou morena, consoante o grau de torrefacção. Popular em quase todo o mundo, é fabricada a partir de vários cereais, substituindo, em muitos casos, o vinho branco e deixou de ser apenas bebida como aperitivo, ou como motivo de convívio estritamente para homens para ser uma das bebidas mais populares.

Alocoção de Fernando Moreira da Silva sobre o conceito e a ideia subjacente à ilustração para o copo.

Para além das canecas típicas dos festivais bávaros, a Ritzenhoff lançou várias versões. Exemplo disso são os copos de cerveja da coleção “Beer” para os quais os autores portugueses criaram as ilustrações. No conforto do lar, os apreciadores de cerveja querem sempre um copo especial para beber. Assim, a Ritzenhoff através da criatividade dos designers comercializa copos singulares e inéditos, para apreciadores e colecionadores.

Momento musical na Casa de Santa Maria

O copo de cerveja da autoria de Fernando Moreira da Silva já se encontra à venda nos revendedores autorizados Ritzenhoff.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
arquitetura e Design
bottom of page