top of page

Manifesto de Giulio Iacchetti faz renascer as industrias tradicionais de mobiliário em Itália

O designer internacionalmente premiado com dois prémios Compasso D'Oro, criou a marca Internoitaliano, um sistema de produção de mobiliário e complementos para a casa inspirado no estilo de vida italiano e no sul da Europa.

A InternoItaliano nasceu da ideia do Designer Giulio Iacchetti premiado internacionalmente com dois compassos de ouro pela ADI (Associação de Design Industrial), que ao observar a tendência do progressivo desaparecimento das indústrias tradicionais como por exemplo; carpintarias, serralharias e ceramistas no norte de Itália, decidiu criar uma marca, um sistema de contactos, para aproximar designers e artesãos.

A InternoItaliano é hoje uma rede de relações entre conceituados designers e pequenas indústrias de manufactura que incorporam a excelência da capacidade italiana de criar produtos de alta qualidade. Os Objetos Internoitaliano são realizados pelo esforço conjunto entre o designer que os criou e o artesão que os produziu. Cada objeto é, em si mesmo, autónomo e versátil, capaz de se adaptar a diferentes ambientes, tanto no interior como no jardim de uma casa.

A coleção InternoItaliano é constituída por objetos que embora não constituam famílias de produtos, são peças e complementos de mobiliário que nos recordam os objetos de outros tempos, dos nossos avós, da aldeia e que se vendiam nas drogarias. Esses objetos fazem parte da cultura europeia, têm origem nos romanos e no renascimento, são objetos arquétipos.

O banco Affi por exemplo é realizado em madeira maciça, entalhado como se fazia antigamente, fabricado por artesãos experientes que nas carpintarias do norte de Itália continuam a sobreviver à custa de designers como Iacchetti, que apresentam ideias alternativas à grande indústria de mobiliário Italiana.

Para além do banco Affi também a cadeira Stia é produzida em madeira maciça, o banco Temù, as mesas Orio, a nova escrivaninha Avio, o porta casacos e calças Mori (tem sido muito apreciado na Comunicação social), o pouf Bard (inspirado nos dissuasores de betão que são colocados nos passeios para os carros não estacionarem mas que neste caso é realizado em espuma de alta densidade e revestido a tecido elástico), o cabide Cevo em madeira maciça, a estante Nepi (estante modular em madeira maciça que se pode montar sobrepondo módulo a módulo), a cadeira Rolo (inspirada nas cadeiras antigas de exterior com proteção contra o Sol e que eram muito utilizadas na praia na época dos nossos avós), o relógio Turi realizado em latão como antigamente.

Vassoura Pula

Existem uma série de objetos extremamente práticos e que são quase reproduções de utensílios que também existiam em Portugal, fabricados por serralharias e carpintarias e que se vendiam nas drogarias como os utensílios de jardim Orte, o regador Idro, a vassoura Pula, o dispensador de fita-cola em madeira maciça Naro e o suporte para clips e canetas Pico.

Kit de utensílios de jardinagem Orte

Lapiseira Neri

Pouf Bard

Cadeira Stia

Suporte para calças e casacos Mori

Banco alto Temu

Nos produtos de cerâmica destacam-se as jarras em cerâmica vidrada Dego, Noli, Sori e Onzo inspiradas em peixes. Também em cerâmica o mealheiro para notas Nola é um objeto que denota uma marcada originalidade.

Jarras em cerâmica vidrada Dego, Sori e Onzo

Processo de fabrico das Jarras em cerâmica vidrada

Mealheiro para notas Nori

Mais informações através do site www.internoitaliano.com

Featured Posts
Recent Posts
Archive
arquitetura e Design
bottom of page