top of page

O Design Genial de Enzo Mari


Enzo Mari é um designer italiano que nasceu em 1932 na cidade de Novara. Foi professor no Politécnico de Milão, no centro de estudos de comunicação visual da Universidade de Parma, na Academia de Belas Artes de Carrara e na Sociedade Humanitária de Milão.

Enzo Mari tem dedicado grande parte da sua vida à produção de mobiliário, aplicando na sua atividade de designer o conhecimento pessoal sobre aspetos funcionais e de carácter social.

Em 1974 publicou um manual de auto projetação, no qual transmite a importância dos materiais e o processo construtivo, onde o usuário já não é um consumidor passivo mas beneficia do objeto e do processo.

Jarras camicia_1961 (Danese)

Na sua longa colaboração com a marca Danese, criou alguns dos ícones mais significativos da história do Design e que se encontram nos melhores museus do mundo. Entre outros, destacam-se objetos como os calendários Timor, Formosa e Balança. Por outro lado, os jogos didáticos são uma constante com destaque para o jogo “16 animali” e “16 pesci”.

Calendário Timor_1967 (Danese)

Jogo didático 16 animali (Danese)

Jogo didático 16 animali (Danese)

Enzo Mari formou-se na academia de Belas Artes de Milão com a qual vem desenvolvendo desde os anos cinquenta uma intensa atividade artística, com exposições individuais e coletivas em galerias e museus de arte contemporânea. Em 1963 coordena o grupo italiano “Nuove Tendenze” e em 1965 é curador da exposição de optical arte e cinética na Bienal de Zagreb.

Cinzeiro Paros d1_1964 (Danese)

Participa individualmente em diversas edições da Bienal de Veneza e na Trienal de Milão. Paralelamente inicia a atividade de designer, numa primeira fase no âmbito da pesquisa formal e pessoal com inúmeras indústrias do setor gráfico, editorial, de produtos industriais, mostras e exposições.

O trabalho de Enzo Mari carateriza-se pela pesquisa e experimentação de novas formas e significados associados aos produtos, como contraponto aos esquemas tradicionais dos produtos industriais.

Em 1971 participa numa intervenção crítica na mostra “Italy: the New Domestic Landscape” no Moma de Nova Iorque.

A sua singular posição de artista-designer é documentada nas muitas publicações dedicadas ao seu trabalho, nas suas intervenções em importantes instituições, entre outras a Associação para o Design Industrial, da qual foi presidente de 1976 a 1979.

Cesto de papeis inattesa_1971 (Danese)

Enzo Mari recebeu três vezes o prêmio Compasso D’oro. Os seus trabalhos e objetos fazem parte das coleções de diversos museus de arte contemporânea como “Galleria Nazionale d’Arte Moderna” em Roma, “Moderna Museet” de Estocolmo, “Stedelijk Museum” de Amsterdão, “Musèe des Arts Décoratifs”, “Kunstmuseum” Dusseldórfia, “Kaiser Wilhelm Museum” Krefeld, “Museum of Modern Art” Nova Iorque.

Serigrafia "Il Leone" (Danese)

Porta folhas Sumatra_1976 (Danese)

Cabide e chapeleira kerguelen_1968 (Danese)

Featured Posts
Recent Posts
Archive
arquitetura e Design
bottom of page