top of page

Piero Lissoni. A Vanguarda do Design


Depois de se formar em Arquitetura no Politecnico di Milano, Piero Lissoni começou a sua carreira a trabalhar para diversas marcas italianas de renome internacional. Em 1986, abriu em Milão com Nicoletta Canesi o estúdio Lissoni Associati e em 1996, a Graph.x, para complementar as atividades e o desenvolvimento de projetos gráficos.

Sofá Landscape, DePadova 2016

Piero Lissoni conta hoje com uma equipa de cerca de 60 pessoas e desenvolve projetos de arquitetura, design de interiores, design industrial e gráfico. Os projetos incluem hotéis, resorts, salas de exposições, lojas, fábricas, stands, casas particulares e barcos.

Lissoni cria também peças de mobiliário e iluminação de excepção e faz a direção artística, identidade corporativa, catálogos e até embalagens para diversas marcas em todo o mundo como é o caso da DePadova.

Cadeira Margherita, DePadova 2017

Sofá Mosaïque, DePadova 2017

Piero Lissoni colabora enquanto designer com marcas de prestígio internacional como Alessi, Boffi, Cappellini, Cassina, Cotto, Desalto, Fantini, Flos, Fritz Hansen, Glas Italia, Golran, Kartell, Kerakoll, Knoll International, Lema, Living Divani, Viccarbe, Depadova entre outras.

Concept Store DePadova em Milão

A área das concept stores é uma das características mais marcantes de Lissoni que já projetou para diversas marcas de mobiliário e casas de moda, como Benetton, Gallo, Santandrea, Serapian e DePadova.

A nova loja Benetton no Corso Buenos Aires em Milão, inaugurada por Alessandro Benetton, é a última etapa da nova estratégia internacional da marca na modernização da imagem e que começou em Istambul mas continuará em outras grandes cidades europeias.

Na arquitetura, Lissoni destaca-se pelos projetos já realizados para teatros e hotéis, como o Grande Hotel Billia and Spa em São Vicente (Aosta, Itália), Casino e Congress Center Hotel (2013); o Conservatorium Hotel em Amesterdão, o antigo Conservatório de Música convertido em hotel (2011-2012); o Hotel Mamilla em Jerusalém com 210 quartos e suites (2009); os interiores do Hotel Monaco & Grand Canal em Veneza (2002-2004); o Bentley Design Hotel ™ em Istambul (2002); o Mitsui Garden Hotel em Tóquio (2005); o Studio M Hotel em Singapura (2010); o Hotel Bellariva, residência histórica no Lago de Garda em Itália (2010); a renovação de Mare Pineta (2011-2013) entre muitos outros.

Conservatorium Hotel em Amesterdão

Destacam-se ainda, o design de interiores do resort de cinco estrelas na Croácia, o Hotel Park construído em frente ao porto e à cidade cidade velha de Rovinj, o Ritz-Carlton Residences Miami Beach , um complexo residencial exclusivo com apartamentos e moradias com vista para a água.

Com design de Piero Lissoni, cada Penthouse está à venda por $40 Milhões

Um dos projetos mais recentes é o Roomers Hotel Baden Baden, com 130 quartos e spa na Alemanha e a remodelação do histórico Hotel David Citadel com 384 quartos na Cidade Velha de Jerusalém.

Roomers Hotel em Baden-Baden, Alemanha

Piero Lissoni é um especialista na direção artística de marcas como a Boffi, Cassina, Porro, Tecno, Living Divani, Glas Italia e Matteograssi.

Loja Boffi, Milão

Piero Lissoni criou conceitos inovadores e distintivos para as novas lojas das emblemáticas marcas De Padova e Fantini em Milão, Lema em Londres, o showroom Alpi em Milão, o Kerakoll Design Lab em Sassuolo.

A nova loja DePadova em Milão instalou-se na antiga galeria da Casa Armani. O espaço foi totalmente remodelado e é hoje uma das lojas mais emblemáticas de Milão.

Em colaboração com Studio Brenta Yacht Design, Lissoni projetou o interior do veleiro Ghost de 36 mt (2005) e com o estaleiro Mondo Marine projetou o interior do iate Tribù de 50 m (2007).

A paixão pela comida e o trabalho que tem desenvolvido para a Boffi no desenho de inúmeras cozinhas, levaram o estúdio Lissoni a projetar o restaurante D'O para o famoso chefe Davide Oldani em San Pietro all'Olmo (2016) , o restaurante Filippo La Mantia Oste e Cuoco (2015) para o chefe siciliano, em Milão.

O copo de Gin Tonico e de cerveja de Piero Lissoni para a nova coleção NEXT BEER – Beer Glass dos 25 anos Ritzenhoff

Atualmente Piero Lissoni tem em mãos variadíssimos projetos um pouco por todo o mundo e as nossas marcas DePadova e Ritzenhoff vão certamente continuar a trabalhar com esta mente brilhante.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
arquitetura e Design
bottom of page