top of page

A Dimensão Nova apoia o Design Português

A exposição de “Homenagem à Cadeira Portuguesa”, dirigida pela Dimensão Nova com o apoio da Adico, teve lugar na Casa Museu Guerra Junqueiro na cidade do Porto e contou com a participação de prestigiados autores provenientes de diferentes âmbitos nomeadamente da arquitetura, design e artes plásticas.

Considerado um espaço de excelência para a promoção das artes decorativas na cidade do Porto, a Casa Museu Guerra Junqueiro, tem a obrigação e o dever de se recriar, adaptando-se aos tempos e tendências sempre novas - a Exposição de Homenagem à Cadeira Portuguesa apresentou-se como um palco de criatividade e imaginação, mostrando que autores com diferentes formações académicas, com as 30 cadeiras que apresentaram diferentes interpretações – cujo sucesso da exposição muito deve ao contributo de cada um.

A interacção com os visitantes foi uma constante: a exposição excedeu os habituais visitantes do museu – ofereceu uma abordagem diferente das artes decorativas.

Comissariada pela Magnifica Reitora da Universidade Lusófona do Porto, a mostra apresentou ideias para a emblemática cadeira de esplanada fabricada pela Adico desde os anos 30 do século passado. Os arquitetos Álvaro Siza e João Paciência, os artistas, José de Guimarães, Leonel Moura, Sofia Areal, os ateliês de design gráfico do Porto, Bolos Quentes, Estúdio Volta, Estúdio Dobra, Mo-Wo entre muitos outros, apresentaram novas ideias para a emblemática cadeira, dando-lhe uma nova vida, ainda mais portuguesa. Participaram ainda, os estudantes e professores do curso de Design de Comunicação da Universidade Lusófona do Porto.

No âmbito da exposição, com o apoio da prestigiada marca alemã de copos de cerveja Ritzenhoff, os autores apresentaram também ideias para ilustrar copos de cerveja, numa relação que habitualmente existe entre a cadeira e ao ato de beber cerveja numa esplanada.

[if gte vml 1]><v:shapetype id="_x0000_t75" coordsize="21600,21600" o:spt="75" o:preferrelative="t" path="m@4@5l@4@11@9@11@9@5xe" filled="f" stroked="f"> <v:stroke joinstyle="miter"></v:stroke> <v:formulas> <v:f eqn="if lineDrawn pixelLineWidth 0"></v:f> <v:f eqn="sum @0 1 0"></v:f> <v:f eqn="sum 0 0 @1"></v:f> <v:f eqn="prod @2 1 2"></v:f> <v:f eqn="prod @3 21600 pixelWidth"></v:f> <v:f eqn="prod @3 21600 pixelHeight"></v:f> <v:f eqn="sum @0 0 1"></v:f> <v:f eqn="prod @6 1 2"></v:f> <v:f eqn="prod @7 21600 pixelWidth"></v:f> <v:f eqn="sum @8 21600 0"></v:f> <v:f eqn="prod @7 21600 pixelHeight"></v:f> <v:f eqn="sum @10 21600 0"></v:f> </v:formulas> <v:path o:extrusionok="f" gradientshapeok="t" o:connecttype="rect"></v:path> <o:lock v:ext="edit" aspectratio="t"></o:lock> </v:shapetype><v:shape id="Imagem_x0020_81" o:spid="_x0000_s1026" type="#_x0000_t75" style='position:absolute;margin-left:1pt;margin-top:2.2pt;width:108.75pt; height:153.75pt;z-index:1;visibility:visible;mso-wrap-style:square; mso-wrap-distance-left:9pt;mso-wrap-distance-top:0;mso-wrap-distance-right:9pt; mso-wrap-distance-bottom:0;mso-position-horizontal:absolute; mso-position-horizontal-relative:text;mso-position-vertical:absolute; mso-position-vertical-relative:text'> <v:imagedata src="file:///C:\Users\NUNOLA~1\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.png" o:title="" croptop="4369f" cropbottom="7100f" cropleft="21914f" cropright="22118f"></v:imagedata> <w:wrap type="square"></w:wrap> </v:shape><![endif][if !vml][endif]Sobre a Cadeira Portuguesa | É uma das mais características cadeiras das esplanadas portuguesas. Desde sempre, intelectuais, artistas e cidadãos comuns trocam opiniões e convivem nas esplanadas.

Cadeiras dos autores (da esquerda para a direita) Leonel Moura, José Bartolo & Xesta Studio, José de Guimarães e Helena Ladeiro.

Os turistas, por sua vez, procuram pontos de interesse e encontram nas esplanadas portuguesas e, em particular, nos cafés o ambiente tipicamente lusitano. As primeiras cadeiras terão surgido em Lisboa nos anos 30 e 40 do século XX. Influenciada provavelmente pela escola alemã Bauhaus, mas também pelas cadeiras de tubo de aço curvado de alguns dos pioneiros do design, como Marcel Breuer, Mies van der Rohe e Mart Stam editadas pela Thonet, a fábrica Adico, uma das maiores empresas de mobiliário metálico europeu, desde os anos 30 até aos dias de hoje, produz a cadeira. Como exemplo, temos as capas dos catálogos desenvolvidas por pintores de renome da época. Com 95 anos de existência, exporta a Cadeira Portuguesa para países tão longínquos como os do norte da Europa, Estados Unidos e Austrália, entre outros.

Miguel Rodrigues (CEO da Adico) com o arquiteto António Cayuelas.

A Cadeira Portuguesa é parte de uma vasta coleção de clássicos que fizeram história na Adico ao longo dos anos e nunca perderam a dinâmica dos novos tempos, pois souberam acompanhar a evolução do mercado e estar na moda.

Cadeira portuguesa datada de 1930 (acervo Adico)

Cadeira "Impossibilidade" de Leonel Moura

Cadeira “Ritual das Serpentes” de José de Guimarães

José Bartolo & Xesta Studio

Cadeira "Vitória In". Francisco Neves

Cadeira "Portuguesa Suave". Álvaro Siza

Cadeira " Onda após Onda". XYZ Studio - Amedeo Mandolesi

Cadeira " Carmen". António Cayuelas

Cadeira "Mordoma". Best of Living - Cátia Alves; Paula Moreira; Jaymar Delgado; João Fernandes Luís Soares

Cadeira "O que é Nacional é Bom!". Carla Cadete

Cadeira "Arquivo & Memória". Estúdio Volta

Cadeira "Manca". Ateliê Bolos Quentes

Cadeira " Mais portuguesa". Ateliê MO-OW

Cadeira "Qualidade de Vida". Ateliê Estúdio Dobra

Cadeira “Quem vem e atravessa o rio”. Ateliê Glamour'Arte

Cadeira "Electra". Ateliê Gráficos do Futuro

Cadeira ”CARNAGEM”. João Paciência

Cadeira "Miscelânea". Ateliê Mobilada. Luís Silva

Cadeira "Maria Luís". Ateliê Moyo Concept

Redesign Cadeira Portuguesa. Nuno Ladeiro

Cadeira "Villa Cascais". Paulo Lobo

Cadeira "Fusões". Revista Roof

Cadeira "La Cabra". Ricardo Tralhão

Cadeira "Em Pessoa". Victor Ferreira

Cadeira "Sempre Esta a mesma Cadeira". Sofia Areal

Cadeira "A Portuguesa em tons de azul e de branco". Smoke Signals - Nuno Malheiro

Cadeira "Freedom". M.R.

Cadeira "Coração Flamejante". Helena Ladeiro

Cadeiras dos estudantes do Curso de Design da Universidade Lusófona do Porto. (da esquerda para a direita: Irene Peixoto, Daniela Coelho e Fecundo)

Featured Posts
Recent Posts
Archive
arquitetura e Design
bottom of page