top of page

Copos Ritzenhoff ilustrados por autores portugueses na Exposição de Homenagem à Cadeira Portuguesa -


De “simples” vidreira, a marca alemã Ritzenhoff passou, em apenas 10 anos, a ícone mundial do design, tendo colaborado com mais de 300 designers na criação de mais de 50 coleções. Na sua lista de colaboradores brilham nomes como Alessandro Mendini, Ettore Sottsass, Karim Rashid, Michael Sieger, Massimo Iosa Ghini, Roger Selden entre muitos outros. Mas hoje, a Ritzenhoff, também tem design português. O artista José de Guimarães, Angela, Helena e Nuno Ladeiro, viajam através das suas criações, por mais de 50 países, contribuindo para que a Ritzenhoff seja um caso de sucesso em todo o mundo, da Venezuela ao Japão, da China à Arábia Saudita.

Copo de Cerveja Ritzenhoff

Autor: José de Guimarães

Corria o ano de 1992 quando a Associação do Leite do Reno Norte, Vestfália, convidou a vidreira Ritzenhoff a desenvolver uma linha de copos para a promoção do consumo de leite. A proposta não foi aceite mas a colaboração da Ritzenhoff com o ateliê Sieger Design, mentor do conceito Ritzenhoff, tal como o conhecemos hoje, foi bem-sucedido. As dez primeiras decorações realizadas sobre os copos, marcaram a diferença e chamaram a atenção dos designers, arquitetos e colecionadores de arte. Em 1994 a colaboração com dois designers chave Massimo Iosa Ghini e Alessandro Mendini projetaram a marca além-fronteiras, levando-a a países remotos como a Islândia ou Singapura.

Copo de Cerveja Ritzenhoff

Autor: Helena Ladeiro

A partir de 1995 o conceito expandiu-se a outro tipo de copos e objetos, “revestindo-os” de cores fortes e motivos originais, tal como se tratassem de uma obra de arte. Criaram-se coleções de copos de cerveja e de bebidas espirituosas, como a pequena série “schnaps”; vasos e pratos, a coleção “champus”, recomendada para champanhe e ainda um forte motivo para festejar; as humorísticas séries de cinzeiros para charutos e cigarros “smoking” e “smoking light”.

Copo de Cerveja Ritzenhoff

Autor: Nuno Ladeiro

No âmbito da Exposição de Homenagem à Cadeira Portuguesa a Ritzenhoff, desafiou os autores a associar a cadeira portuguesa à Ritzenhoff e a participarem com a criação de uma ilustração para um copo de cerveja de acordo com um briefing.

Os copos serão expostos com as cadeiras pelo que, o tema da ilustração será o mesmo ou idêntico.

A Ritzenhoff vai premiar o melhor trabalho e o prémio será a oferta de uma viagem à feira Ambiente em Frankfurt que decorrerá em Fevereiro de 2017 onde será exposto o copo premiado, a visita à fábrica Ritzenhoff e o convite para fazer parte da lista de designers que colaboram com a Ritzenhoff na criação de ilustrações gráficas para as diferentes coleções de copos da marca. O copo premiado poderá ainda fazer parte da coleção Ritzenhoff de 2017

Copo de Cerveja Ritzenhoff

Autor:Estúdio Volta

Copo de Cerveja Ritzenhoff

Autor: MO-OW

Copo de Cerveja Ritzenhoff

Autor: 5Janelas

Copo de Cerveja Ritzenhoff

Autor: Ricardo Tralhão

Featured Posts
Recent Posts
Archive
arquitetura e Design
bottom of page