Please reload

Recent Posts

A primavera está quase a chegar... Novidades Unopiù 2017

February 19, 2017

1/10
Please reload

Featured Posts

Copos Ritzenhoff ilustrados por autores portugueses na Exposição de Homenagem à Cadeira Portuguesa - Inauguração 06 de outubro 2016 pelas 18 horas| Casa Guerra Junqueiro, Porto. No âmbito da exposição, os autores apresentam ideias para ilustrar copos de cerveja Ritzenhoff, numa relação que habitualmente existe entre a cadeira e o ato de beber cerveja numa esplanada.

October 3, 2016

De “simples” vidreira, a marca alemã Ritzenhoff passou, em apenas 10 anos, a ícone mundial do design, tendo colaborado com mais de 300 designers na criação de mais de 50 coleções. Na sua lista de colaboradores brilham nomes como Alessandro Mendini, Ettore Sottsass, Karim Rashid, Michael Sieger, Massimo Iosa Ghini, Roger Selden entre muitos outros. Mas hoje, a Ritzenhoff, também tem design português. O artista José de Guimarães, Angela, Helena e Nuno Ladeiro, viajam através das suas criações, por mais de 50 países, contribuindo para que a Ritzenhoff seja um caso de sucesso em todo o mundo, da Venezuela ao Japão, da China à Arábia Saudita.

 

Copo de Cerveja Ritzenhoff

Autor: José de Guimarães

 

Corria o ano de 1992 quando a Associação do Leite do Reno Norte, Vestfália, convidou a vidreira Ritzenhoff a desenvolver uma linha de copos para a promoção do consumo de leite. A proposta não foi aceite mas a colaboração da Ritzenhoff com o ateliê Sieger Design, mentor do conceito Ritzenhoff, tal como o conhecemos hoje, foi bem-sucedido. As dez primeiras decorações realizadas sobre os copos, marcaram a diferença e chamaram a atenção dos designers, arquitetos e colecionadores de arte. Em 1994 a colaboração com dois designers chave Massimo Iosa Ghini e Alessandro Mendini projetaram a marca além-fronteiras, levando-a a países remotos como a Islândia ou Singapura.

 

Copo de Cerveja Ritzenhoff

Autor: Helena Ladeiro

 

A partir de 1995 o conceito expandiu-se a outro tipo de copos e objetos, “revestindo-os” de cores fortes e motivos originais, tal como se tratassem de uma obra de arte. Criaram-se coleções de copos de cerveja e de bebidas espirituosas, como a pequena série “schnaps”; vasos e pratos, a coleção “champus”, recomendada para champanhe e ainda um forte motivo para festejar; as humorísticas séries de cinzeiros para charutos e cigarros “smoking” e “smoking light”.

 

Copo de Cerveja Ritzenhoff

Autor: Nuno Ladeiro

 

No âmbito da Exposição de Homenagem à Cadeira Portuguesa a Ritzenhoff, desafiou os autores a associar a cadeira portuguesa à Ritzenhoff e a participarem com a criação de uma ilustração para um copo de cerveja de acordo com um briefing.

Os copos serão expostos com as cadeiras pelo que, o tema da ilustração será o mesmo ou idêntico.

 

A Ritzenhoff vai premiar o melhor trabalho e o prémio será a oferta de uma viagem à feira Ambiente em Frankfurt  que decorrerá em Fevereiro de 2017 onde será exposto o copo premiado, a visita à fábrica Ritzenhoff e o convite para fazer parte da lista de designers que colaboram com a Ritzenhoff na criação de ilustrações gráficas para as diferentes coleções de copos da marca. O copo premiado poderá ainda fazer parte da coleção Ritzenhoff de 2017

 

Copo de Cerveja Ritzenhoff

Autor:Estúdio Volta

 

 

 

Copo de Cerveja Ritzenhoff

Autor: MO-OW

 

Copo de Cerveja Ritzenhoff

Autor: 5Janelas

 

Copo de Cerveja Ritzenhoff

Autor: Ricardo Tralhão

Please reload

Please reload

Archive
arquitetura e Design