top of page

Esta quinta-feira pelas 23h na RTP2 no episódio 3 da série DESIGN PT destaque para a cadeira portugu


A Série de televisão dedicada ao design português que faz mapeamento do design português dentro e fora do território nacional vai para o ar esta 5ª feira pelas 23h. Além dos valores já consagrados, o programa pretende destacar novos talentos e apresentar projetos contemporâneos nas diversas áreas do design (design gráfico, design de interiores, de produto, bio-design, design social, etc.) dimensionando o papel cada vez mais importante do design na sociedade atual e contribuindo para a promoção do design nacional.

No próximo programa, Nuno Ladeiro é entrevistado numa das zonas mais típicas da cidade do Porto, junto à Ribeira e vai fazer uma abordagem a este ícone do design nacional. A cadeira portuguesa já faz parte do nosso espaço público e reforça a identidade das nossas esplanadas. Desde sempre, intelectuais, artistas e pessoas comuns trocam opiniões e vivencias sentados nesta cadeira.

Em 1998, a propósito do concurso de mobiliário urbano para a Expo 98, Nuno e Helena Ladeiro ficaram em 2º lugar e desenvolveram uma cadeira com a fábrica Italiana Ycami. O redesign foi realizado em alumínio com o assento em policarbonato. Venderam-se em Portugal mais de 10 mil unidades.

Mais tarde, Nuno e Helena ladeiro fizeram uma nova reinterpretação da cadeira para a firma Italiana Vice Versa, também alumínio e assento em teca. Em Portugal foi um sucesso de vendas tendo ficado na época a marca Kit Market com a comercialização.

Este ano, será apresentada a nova reinterpretação de Nuno Ladeiro, no próximo salão do móvel de Milão a decorrer durante o mês de Abril. O redesign será produzido pela empresa Italiana Colico, especializada na produção de cadeiras de alta tecnologia de plástico de injeção a gás.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
arquitetura e Design
bottom of page