top of page

Workplace 3 0 Salone Ufficio 2015 / Salão do Móvel de Milão

De 14 a 19 de abril decorreu a Feira de Milão, a 54ª edição do Salão do Móvel. Distribuiu-se por 14 pavilhões, numa área de 230 mil metros quadrados onde foram apresentadas as novidades do setor do móvel, complementos para a casa e mobiliário de escritório.

Todos os anos é convidado um designer de referência a pensar um tema para o salão do móvel de Milão e este ano, o designer escolhido foi o Michele De Lucchi. O histórico designer projetou uma exposição no âmbito da temática do salão do móvel do escritório e projetou soluções para melhorar a nossa qualidade de vida no trabalho. De acordo com Michele De Lucchi, o escritório é o lugar onde se devem criar condições para o nascimento de novas ideias, que nos permitam trabalhar em qualquer lugar e favorecer a produtividade, facilitar o intercâmbio e estimular a contaminação de informação.

Para Michele De Lucchi, o escritório moderno, deverá proporcionar uma melhor relação entre as pessoas, ser mutável, informal, aberto para o exterior, decorado com obras de arte e circundado por espaços verdes. O futuro escritório deverá ser um "ginásio" onde possamos treinar a nossa mente e fomentar novas ideias mas para isso, temos de trabalhar em espaços que proporcionem bem-estar, estimulem a nossa imaginação e se relacionem com a beleza da natureza.

Michele De Lucchi projetou uma instalação subjacente ao tema do ambiente de trabalho com uma visão sobre os escritórios do futuro denominado “La Passeggiata” e dividiu-o em quatro áreas de acordo com as seguintes temáticas:

A área Club destinada à socialização, para favorecer o encontro, facilitar as trocas e a predisposição para novos encontros. Uma espécie de sala de espera, sem secretárias que fomenta a improvisação enquanto se saboreia um café ou se come qualquer coisa tanto de dia como de noite.

A área Agora, um espaço destinado à colaboração, onde se podem apresentar novas ideias, conhecer projetos de outras pessoas e encontrar colegas de trabalho. Este local favorece a partilha de informações e opiniões diversas através de conferências, projeções, exposições, espetáculos e eventos especiais.

A área de Laboratório, um espaço dedicado à projetação onde é possível criar e realizar com a próprias mãos, inventar, explorar as possibilidades que os utensílios e instrumentos proporcionam na comunicação, através da criação de protótipos 3D, software e aplicações.

Hub, um novo conceito para trabalhar de forma mais informal

Trata-se de um sistema criado pelo designer Matteo Ragni que proporciona a atividade de trabalho mais rápida, flexível e eficiente. A casa, o escritório, a rua, o hotel e o aeroporto passaram a ser unidades operativas nas quais trabalhamos através dos novos meios de comunicação.

Os locais de trabalho são lugares com um nível de identidade muito reduzido, mas, no entanto, com grandes níveis de produtividade.

De acordo com o designer japonês Isao Hosoe, este novo Milénio deverá proporcionar objetos capazes de transformar o design estático em dinâmico e ainda resolver a complexidade com soluções simples.

A globalização neste novo século evoluiu para uma nova maturação, uma nova forma de vida, menos sedentária e cada vez mais nómada que está a provocar uma alteração profunda nos nossos instrumentos do dia a dia. Por um lado as nossas casas mantêm-se fiéis às tendências iniciadas durante a década de noventa, por outro, os novos objetos podem ser facilmente transportados e acompanharem-nos para qualquer lado.

De acordo com Matteo Ragni, que partilha a mesma ideia, hoje vivemos de uma forma cada vez maís nómada, que contrasta com a forma anterior, que era monótona e repetitiva. Os espaços de trabalho hoje são híbridos, mudam constantemente e têm de adaptar-se às pessoas que neles trabalham, aos novos desafios.

Hub é um novo conceito pensado para partilhar ideias, um espaço de reflexão, de trabalho individual e onde também podemos comer quando necessário. Uma espécie de caixa sem paredes, totalmente personalizável, inspirada no trabalho de Bruno Munari e no seu projeto de um espaço para os adolescentes poderem simultaneamente, estudar, repousar, brincar e até se relacionarem uns com os outros.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
arquitetura e Design
bottom of page