top of page

Novidades do "Saloneufficio" 2015. Salão do Móvel de Milão

Hub é um novo conceito que vai revolucionar a forma como trabalhamos. Idealizado por Matteo Ragni e pela Fantoni será apresentado de 14 a 19 de abril no maior certame de Design do mundo, a Feira do móvel de Milão.

Todos os anos é convidado um designer ou arquiteto de relevo a realizar uma exposição e a desenvolver um tema para este certame. Este ano o convidado é o histórico designer Michele De Lucchi, que irá centrar-se na capacidade de criar soluções que melhorem a nossa qualidade de vida enquanto trabalhamos. O tema escolhido pelo autor pretende favorecer a produtividade, facilitar o intercâmbio e estimular a contaminação de informação.

Atenta a este paradigma do escritório moderno, em que cada vez mais terá de existir uma melhor relação de trabalho entre as pessoas, em ambientes mutáveis, informais e abertos ao exterior, a Fantoni, vai apresentar um novo conceito, idealizado por Matteo Ragni, um revolucionário equipamento para trabalhar. Trata-se do sistema Hub, que pode proporcionar uma atividade de trabalho mais rápida, flexível e eficiente.

Segundo o autor, a casa, o escritório, a rua, o hotel e o aeroporto passaram a ser unidades operativas, onde trabalhamos através dos novos meios de comunicação. Os locais de trabalho são lugares com um nível de identidade muito reduzido, mas no entanto com grandes níveis de produtividade. Hoje vivemos de uma forma cada vez maís nómada e os espaços de trabalho passaram a ser híbridos, ou seja, mudam constantemente e têm de adaptar-se às pessoas que neles trabalham e ainda aos novos desafios.

A globalização neste novo século evoluiu para uma nova maturação, uma nova forma de vida, menos sedentária e cada vez mais nómada que está a provocar uma alteração profunda nos nossos instrumentos do dia-a-dia.

Hub é um novo conceito pensado para partilhar ideias, um espaço de reflexão, de trabalho individual e onde também podemos comer quando necessário. Uma espécie de caixa sem paredes, totalmente personalizável, inspirada no trabalho de Bruno Munari e no seu histórico trabalho quando criou um espaço para os adolescentes poderem simultaneamente, estudar, repousar, brincar e até relacionarem-se uns com os outros.

Por outro lado, o sistema Hub, poderá ser uma ótima solução de Coworking (ou Co-working), ou seja, uma base de trabalho para um novo modelo de trabalho que se baseia na partilha de espaço e de recursos de escritório e que reune pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação, mas que pode reunir entre os seus usuários, os profissionais liberais e independentes.

Este sistema de trabalho está em grande expansão e a ser utilizado por muitos profissionais autônomos para solucionar o problema de isolamento do modelo de trabalho conhecido como home office.

Pessoas e empresas usuárias de coworking também estão a usar este modelo de trabalho para estabelecer relacionamentos de negócios onde oferecem e/ou contratam serviços mutuamente. Alguns destes relacionamentos também favorecerem o surgimento de ideias e projetos de grupo.

Hub é um sistema totalmente modular que permite associar módulos infinitamente uns aos outros. Numa situação de coworking, se o espaço permitir, é possível associar módulos de acordo com as necessidades e procura de espaços de trabalho. Por outro lado também podemos criar plataformas de trabalho mais simples, apenas com uma mesa de trabalho.

Existe ainda uma gama de acessórios que se podem adquirir à parte e melhorar a "performance" do espaço de trabalho, como por exemplo, defletores acústicos ou suportes para pendurar uma bolsa ou mala, entre outros.

Sugerimos a visualização do vídeo para melhor percecionar uma experiencia de trabalho na plataforma Hub de Matteo Ragni.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
arquitetura e Design
bottom of page