top of page

Coleção Design Português no Jornal Público


Decorreu no passado dia 23 de Março, o evento de lançamento da coleção de cadernos de Design Português com a presença de Bárbara Reis (diretora do Público), Bárbara Coutinho (diretora do MUDE), Guta Moura Guedes (comissária do Ano do Design Português), José Bartolo (coordenador da coleção e diretor científico ESAD-IDEA), Nuno Ladeiro (arquiteto e designer), Jorge Silva (designer) e Rita Pinho Branco (diretora de Marketing e Comunicação do Montepio).

Trata-se de uma colecção inédita e exclusiva que conta a evolução do design em Portugal desde o início do séc.XX. A coletânea dará a conheçer o contexto histórico e os principais designers e obras das mais diversas áreas de intervençãodo design, da literatura à imprensa, da construção ao produto, da arquitectura à moda. Uma colecção com 8 volumes ordenados cronologicamente, com coordenação de José Bártolo e a chancela do Ano do Design Português.

A Colecção em 8 volumes procura historiografar, de forma contextualizada, o design português de 1900 à actualidade. De acordo com José Bartolo, "foi um trabalho desenvolvido dentro do mais arriscado princípio orientador, o do ponto de equilíbrio. Na ambição de ser um livro democrático na distribuição e no acesso, digno na qualidade dos materiais e produção gráfica; acessível a (não-especialistas), consistente na profundidade da análise, descrição e contextualização; ser um livro de leitura, textual, oferecendo também uma profusa e diversificada documentação visual; ser uma história crítica, das ideias, movimentos e processos, não deixando de identificar "heróis" e protagonistas".

Featured Posts
Recent Posts
Archive
arquitetura e Design
bottom of page