top of page

A Primavera já chegou. A UNOPIÙ aconselha a ter certos cuidados na compra de mobiliário de exterior

A aquisição de mobiliário de madeira deve ser realizada, tendo em atenção as diferentes caraterísticas da madeira. A teca é muito apreciada pelas suas caraterísticas e pela sua robustez aos agentes atmosféricos. Por outro lado é uma madeira fácil de trabalhar e o seu aspeto estético atribuí-lhe caraterísticas especiais que a valorizam.

No passado a teca usava-se quase exclusivamente para a construção naval, enquanto que atualmente, usa-se sobretudo na fabricação de mobiliário de exterior. A Teca provêm da planta Tectona Grandis, originária da Birmânia e da península de Malaca e é intensamente cultivada também noutras regiões pelas excelentes caraterísticas desta madeira.

A teca é uma árvore que pode ter até 30 metros de altura e cresce em regiões e vales com temperaturas entre os 20 e 25 ºC, com precipitações anuais superiores a 1000 mm. As árvores são cortadas com uma técnica especial. É realizada uma incisão profunda á volta do tronco e depois de muitos anos, após a madeira estar bem seca, fica definitivamente cortada.

Classificação da Madeira Teca:

A classificação da teca varia muito segundo o corte e a sua história. Para um uso ideal, prevê-se o corte de árvores com pelo menos 60 a 80 anos e com um diâmetro igual ou superior a 50 cm. A idade da madeira é uma das caraterísticas essenciais para garantir o equilíbrio ecológico das plantações de teca e garantir a sua qualidade. A madeira é mais rica em óleo, elemento essencial para a sua longevidade e que lhe dá uma suavidade ao tato e a cor mel. A classificação da madeira nas serrarias prevê 5 classes / tipologias qualitativas:UT (seleção de qualidade) – 1ª - 2ª - 3ª e 4ª classe.

Através de um corte no tronco pode-se ver as zonas bem definidas: ao centro está uma parte mais escura chamada “duramen” e outra no exterior mais clara que se chama “alburno”.

As duas partes identificadas, têm caraterísticas técnicas e qualitativas bem distintas. A parte central do tronco é a que tem as melhores propriedades: é extremamente rica em óleo, não tem nós e apresenta veios mais regulares ideais para a fabricação de mesas de grande qualidade.

A classe UT é proveniente da parte central do tronco excluindo as bandas mais exteriores que gradualmente se classificam segundo classes decrescentes em qualidade.

A classe 1 está classificada com a madeira que tem as caraterísticas técnicas da classe UT, mas com medidas mais reduzidas e é usada essencialmente para fabricar peças mais pequenas.

A classe 2 reagrupa os elementos que provêm da união entre o « durame » e o « alburno ». Neste caso vêm-se estrias brancas do alburno. A madeira desta classe utiliza-se para móveis de jardim de qualidade inferior e para mobiliário de interior destinado a ser pintado.

A classe 3 é idêntica à classe 2, no entanto tem medidas mais reduzidas.

A classe 4 corresponde aos resíduos da transformação da madeira. [endif]

È muito importante destacar que 100% da teca utilizada pela Unopiù é originária de plantações, e não da desflorestação de bosques naturais. A madeira é comprada na Indonésia através exclusivamente de uma empresa que tem a concessão do estado e sujeita um controle realizado pelos organismos do estado como a guarda florestal.

A classificação da madeira usada pela Unopiù é de classe UT mas, alguns elementos com medidas mais pequenas, são construídos com madeira de 1ª classe. Frequentemente encontramos nas lojas que vendem mobiliário de exterior produtos de teca com qualidade muito baixa. Em muitos casos podemos ver, comparando com os produtos Unopiù, que o aspeto desta madeira é mais seco, apresenta estrias brancas, nós e fibras nervosas. Isto demonstra a utilização de plantas demasiado jovens provenientes da desflorestação sem qualquer controle.

Manutenção da Teca:

A Teca não necessita de qualquer manutenção especial. A exposição frequente ao exterior tem um efeito de oxidação que se carateriza por uma coloração acinzentada com a tendência para escurecer. A cor da Teca utilizada no exterior converter-se-á inicialmente em cinzento claro para depois escurecer cada vez mais. A intensidade da cor irá alterar-se de acordo com a humidade do meio ambiente e da sua exposição ao tempo. A oxidação superficial da madeira protege a parte interior da madeira mantendo intactas todas as caraterísticas morfológicas e estruturais do mobiliário. A única manutenção aconselhada depende somente da exigência estética do proprietário que pode preferir a cor mele de origem e poderá, de vez em quando, polir com uma lixa fina a superfície da madeira eliminando assim a cobertura oxidada do exterior. Conseguirá obter inclusivamente a cor mele de origem. Quem não gostar do aspeto seco do mobiliário de teca poderá nutrir a madeira aplicando óleo de teca nas superfícies. De qualquer modo, quem não se importar com a cor acinzentada, não tem de ter qualquer preocupação, apenas poderá lavar o mobiliário com sabão de ph neutro.

Quando o mobiliário apresentar pequenas gretas essencialmente nas zonas arredondadas onde o corte contraria os veios da madeira, poderá nutrir-se com óleo de teca.

O alumínio é caracterizada pela sua leveza e pela sua elevada resistência à corrosão: não pode enferrujar. muito fácil de trabalhar, a unopiu utiliza um design simples e contemporâneo. Algumas superfícies são pintadas com pó de poliéster endurecido com calor e cozido a altas temperaturas. Não é necessária nenhuma manutenção.

A fibra WaproLace® é uma patente exclusiva Unopiù e o seu nome provêm de do Inglês (à prova d'água) e "Lace" (torcida).

Feito de polietileno e tecido à mão (método de "1 por 1"), tem uma estrutura em alumínio que dá ao mobiliário muita resistência mesmo em condições meteorológicas extremas.

Testado em laboratórios especializados, foi exposto a intempéries e aos raios UV, por 3 anos, sem alteração de cor.

Resistente à água do mar e piscina, assim como a maioria dos produtos químicos, como cremes solares e óleos.

Pode ser usado em condições extremas e submetido a temperaturas compreendidas entre -70 ° C e + 80 ° C.

Tem um alto grau de segurança contra risco de incêndio e respondeu a testes de inflamabilidade de acordo com a normativa UL 94 HB-A.

Totalmente feito de polietileno, não é tóxico, é 100% reciclável e não produz substâncias nocivas durante a combustão.

Manutenção: não precisa de manutenção pelo que, é suficiente limpar com água e sabão neutro.

Ratã:

Parte do Tronco de Rotang (palmeira), que cresce principalmente nas regiões da Indonésia e Malásia. Material que a Unopiù utilizada para a construção de mobiliário destinado a varandas e interior.

O Ratã é uma fibra usada para a construção de superfícies de grandes dimensões, pelo que os perfis são obtidos por alongamento da fibra. A fibra é tratada com verniz mais ou menos transparente e protetor.

As queixas mais frequentes:

Em muitos casos, os clientes que compram produtos de Ratã, lamentam a diferença de cor entre os seus artigos. Ratã é uma fibra natural que tem características de homogeneidade. É um material que não pode ser usado no exterior pela sua delicadeza. Deve-se tranquilizar o cliente explicando que a diferença de tom não é um defeito de qualidade.

Se usado fora com alta humidade, o Ratã pode ter problemas com mofo e bolor.

Pulut:

Tipo de cana ou junco que cresce com abundância ao longo dos rios. Ao contrário do Ratã, o Pulut é mais resistente aos agentes atmosféricos, mas tem uma superfície regular retorcida menor do que o Ratã.

Ferro Forjado:

Os móveis de Ferro Forjado Unopiù são fabricados artesanalmente e são forjados à mão como antigamente. São tratados contra a oxidação, graças a um tratamento de galvanização com zinco e cataforeses (A cataforese consiste num deslocamento para o cátodo de partículas coloidais carregadas positivamente, em suspensão num líquido, devido a um campo elétrico. Na indústria, este processo tem aplicação, entre outros fins, no envernizamento por imersão).

A fina cobertura de zinco depositada no ferro permite proteger este último da corrosão.

A duração da proteção do zinco dependerá da situação do meio ambiente: durará menos em lugares mais agressivos como zonas industriais ou proximidade do mar. O ferro é tratado com verniz em pó que endurece com o calor, do tipo poliéster, cozido num forno a altas temperaturas. Para aumentar a eficácia do tratamento, os elementos são tratados e envernizados antes da montagem e em certas partes do mobiliário onde a cobertura de zinco tem dificuldade em se depositar ( assentos das cadeiras). São usados sempre parafusos em aço inoxidável .

Manutenção:

O Mobiliário em ferro não necessita de manutenção especial. Num ambiente "agressivo" (poluição, proximidade do mar, etc.) recomenda-se a lavagem com água e sabão para remover partículas corrosivas das superfícies. Num ambiente rural, a lavagem pode ser feita com menos frequência. Se houver depósitos de calcário, especialmente quando o metal tiver exposto um risco na superfície, pode-se limpar com vinagre branco. Se existir oxidação (devido a arranhões profundos acidentais) sugere-se a aplicação de um produto antiferrugem (muitas vezes utilizados para automóveis) e pintar com tinta de retoque tweaks Unopiù.

A longo prazo, o utilizador pode pintar o produto completamente, se considerar que é necessário.

Os Tecidos para uso exterior:

Os tecidos das almofadas, mantas e tecidos em geral são de altíssima qualidade: Este é um dos pontos fortes de mobiliário Unopiù.

Tecidos de Acrílico mais usados: anti mofo e repelente de água.

Peso: 270gr / m2

Manutenção: lavar à mão com água quente ou na máquina (30-40°C) selecionando “tecidos delicados”. Enxaguar bem e deixe secar à sombra. Fechar sempre os fechos antes de lavar.

Tecidos em Algodão:

(Artigos: Elisabeth, gengibre, Emy, Vênus, Clio, toalhas, gaze India-white, ...)

Tratamento: Sanforized.

Manutenção: lavar à mão com um sabão suave ou na máquina de lavar a 30 ° C.

Para remover manchas e picadas de mofo, deixar de molho em água fria com algumas gotas de lixívia suave e depois lavar.

Deixar secar ao sol.

Tecidos Tempotest:

Marca patenteada (100%” acrílico tingido): as cores permanecem inalteradas ao sol e intempéries. Graças ao seu tratamento Teflon repele a água e óleo, permitindo também remoção de manchas com mais facilidade.

Manutenção: lavar com água morna (40 ° C max.) ou à mão com um sabonete neutro e deixar secar naturalmente muito bem.

Consulte online o catálogo da marca Unopiù:

Featured Posts
Recent Posts
Archive
arquitetura e Design
bottom of page